What's new

Welcome to epdaa | Welcome My Forum

Join us now to get access to all our features. Once registered and logged in, you will be able to create topics, post replies to existing threads, give reputation to your fellow members, get your own private messenger, and so, so much more. It's also quick and totally free, so what are you waiting for?

TE H2 faz parceria com VERBUND em um grande projeto na Tunísia

Hoca

Administrator
Staff member
Joined
Mar 20, 2024
Messages
382
Reaction score
0
Points
16
A TE H2, uma joint venture entre a TotalEnergies e o EREN Groupe, juntamente com a VERBUND, a principal empresa de eletricidade da Áustria, assinaram um Memorando de Entendimento com a República da Tunísia para estudar a implementação de um grande projeto de hidrogénio verde denominado “H2 Notos” para exportação para Europa Central através de oleodutos.

A H2 Notos pretende produzir hidrogénio verde através de eletrolisadores alimentados por grandes projetos eólicos e solares onshore e abastecidos com água do mar dessalinizada. O projeto visa produzir 200.000 toneladas de hidrogénio verde anualmente durante a sua fase inicial, com potencial para aumentar a produção para um milhão de toneladas por ano no sul da Tunísia. O projeto terá acesso ao mercado europeu através do “SoutH2 Corridor”, um projeto de gasoduto de hidrogénio que liga o Norte de África à Itália, Áustria e Alemanha, que deverá ser comissionado por volta de 2030.

A TE H2, juntamente com a VERBUND, liderará o desenvolvimento, financiamento, construção e operação do projeto integrado desde a produção de eletricidade verde até a produção de hidrogênio verde. Além disso, a VERBUND coordenará o transporte do hidrogénio produzido para a Europa Central.

David Corchia, CEO da TE H2, disse: “A assinatura deste MOU com a República da Tunísia marca o início real deste projeto altamente ambicioso, após meses de trabalho e interações com todas as partes interessadas. Estamos muito satisfeitos com a parceria com a VERBUND para apoiar o desenvolvimento de um empreendimento tão pioneiro e ambicioso numa localização tão estratégica. A H2 Notos tem potencial para se tornar um fornecedor significativo de hidrogénio verde para a Europa, ao mesmo tempo que promove a criação significativa de empregos na Tunísia. Estamos a entrar numa fase de desenvolvimento greenfield e de grandes trabalhos técnicos para avaliar a viabilidade do projecto e precisaremos de aprofundar ainda mais a colaboração altamente construtiva e frutífera que temos desfrutado com as autoridades nacionais e locais através do H2 Notos.”

Fatma Thabet Chiboub, Ministra da Indústria, Minas e Energia da Tunísia, afirmou: “Este acordo com a TE H2 e a VERBUND marca um passo significativo na nossa busca por energia limpa e sustentável. A Tunísia, firmemente empenhada na sua transição energética, vê neste projecto um pivô estratégico para fortalecer a sua atractividade como destino de eleição para o investimento estrangeiro em energias renováveis.”

Michael Strugl, CEO da VERBUND AG, acrescentou: “A Tunísia é uma região upstream particularmente importante em termos de escalabilidade e competitividade e uma parte significativa dos planos de hidrogénio da VERBUND. Estabelecemos como objectivo abastecer a indústria europeia com hidrogénio verde. Ao combinar a produção competitiva de hidrogénio na Tunísia e o transporte baseado em gasodutos, podemos garantir um fornecimento a longo prazo em escala para apoiar uma transição sustentável dos nossos clientes para o hidrogénio verde, bem como apoiar um desenvolvimento económico sustentável na Tunísia. Estamos muito satisfeitos por trabalhar com um consórcio forte capaz de realizar projetos à escala da GW e esperamos desenvolvê-los em parceria e estreita colaboração com as autoridades e a população tunisiana.”

Source: TotalEnergies
 
Top Bottom